.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Pastilha de Vidro

Existem diversos tipos de pastilhas de vidro. Vejo muitas pessoas questionando o porque das diferenças brutais de preço entre um tipo e outro, e as vezes variações tremendas dentro de uma mesma linha. O que difere uma pastilha de vidro da outra?


Basicamente temos 2 tipos de pastilhas: as pastilhas de massa de vidro e as pastilhas de vidro cristal. Entre estes 2 tipos de pastilhas, existe um universo de variações e combinações, seja na sua textura, seja na sua aparência, seja nas suas características físico-químicas, seja no tipo de efeito que provoca, enfim, uma infinidade de possibilidades que se renovam a cada dia, fato este que faz com que as pastilhas continuem modernas ao longo dos anos.

Características:

  • Possuem grande resistência a produtos ácidos e alcalinos;
  • A cor e o brilho não se alteram com o passar do tempo e nem pela exposição a intempéries;
  • Absorção de água menor do que 0,5%, ou seja, praticamente zero;
  • Não retém sujeira, facil limpeza e manutenção, sem a necessidade de uso de produtos químicos;
  • Coeficiente de dilatação térmica praticamente zero;
  • Isolante elétrico, apresentam condutividade praticamente nula;
  • Alto isolamento térmico, proporcionando conforto ao ambiente interno sem absorção de calor;
  • Versatilidade, com aplicações diversas em ambientes internos e externos, secos e molhados, planos e curvos, sempre apresentando excelente resultado estético;

  •  
     


     Porquê pastilhas de vidro e não cerâmicas?
    Enquanto que a pastilha de cerâmica, que é feita à base de argila ou a de porcelana que com o passar do tempo vão perdendo cor e ficam opacas, com a pastilha de vidro isso não acontece, nunca perdem a cor nem o brilho iniciais, devido ao seu método de fabrico, o fusing de vidro com tinta.
     

    Podem ser transparentes ou ainda com pigmentos o que permitem um acabamento extraordinário, criando ambientes de grande beleza decorativa, não só no banheiro, mas como na cozinha, também se fazem ambientes de rara beleza.
    Também o revestimento das piscinas deixou de ser a pastilha de cerâmica, quase sempre azul, e passou a ser utilizada a pastilha de vidro com belos desenhos.


    Quanto ao preço, a pastilha de vidro é bem mais cara que a de cerâmica, mas para quem gosta de pastilha, seja qual for a pastilha escolhida com certeza que valerá a pena. O efeito é extraordinário.

    Para facilitar sua instalação, a pastilha de vidro apresenta no lado inferior umas garras (redinha) que vai fazer com haja uma maior aderência à argamassa e também a instalação em superfícies onduladas. Mas ainda assim a colocação requer a experiência de um profissional. Não arrisque contrate sempre mão de obra especializada e valorize seu produto!


     

                                                                                                                                               by: PIRES

    quarta-feira, 27 de março de 2013

    Limpeza pós obra e limpeza diaria para porcelanato

    Para melhor conservação dos revestimentos cerâmicos, como também sua estética, é importante uma limpeza adequada.
    Vejamos aqui algumas sugestões básicas:

    Limpeza diária: É necessário a utilização de agua com detergentes (sempre use detergente neutro) ou produtos de limpeza leves que não contenham ácidos, pode-se utilizar produtos a base de cloro ex.: água sanitária em proporções pequenas. Atualmente no mercado encontramos produtos específicos tais como selador de porcelanato e limpeza diária para porcelanato


    Limpeza pesada, pós obra ou manchas em geral: Primeiramente molhe bem as juntas de assentamento (rejunte) com água e depois depositar sobre o revestimento água sanitária, vinagre branco (à base de álcool). Deixar todos agirem por aproximadamente 10 minutos, em seguida e antes de escovação, se necessário, colocar saponáceo (sapólio liquido) esfregando com uma esponja macia ou escova que não danifique o revestimento. Na sequencia é só enxaguar com água.

    Remoção de manchas:


    Tipo de mancha e produto para limpeza:

    Graxas e óleos -  Água quente e detergente alcalino (Ajax)
    Tintas - Removedor de tintas
    Ferrugem - Água sanitária e saponáceo
    Cerveja ou vinho  - Detergente alcalino ou sanitária                                                                     
    Café - Água sanitária ou saponáceo
    Tinta de caneta -  Solvente orgânico (acetona ou benzina)
    Borracha de pneus - Solvente orgânico (água raz ou saponáceo  
     


     IMPORTANTE: É recomendado experimentar em uma placa antes para ver se não há nenhum tipo de reação química que possa danificar o Porcelanato. Estas indicações foram fornecidas por fabricantes que fez testes em laboratório com alguns porcelanatos!
     
    SEMPRE TESTE EM UMA PLACA ANTES, OU CONTRATE UM PROFISSIONAL QUALIFICADO!                      
     
     
     
     
     by: PIRES

    segunda-feira, 25 de março de 2013

    Porcelanato pode manchar?

    A grande maioria dos clientes sempre nos perguntam, porcelanato mancha, ele pode manchar com facilidade? Neste post vou tentar esclarecer essa duvida tão frequente em nossos clientes!


    Porcelanatos esmaltados (característica brilhante) não mancha, já os porcelanatos polidos (características brilhante, superglossy) e acetinados (características fosca, rusticas) existe a possibilidade de obter manchas. O porcelanato em si não absorve umidade então como ele pode manchar? Bom nestas versões é dada um determinado grau de polimento nas placas, tornado-se possível ficar microporosidades sobre a superfície do polimento, é ai que ocorre o risco de aderência de algum tipo de sujeiras!


    Alguns fabricantes testam seus produtos com café, massa de tomate, óleo e coca-cola nas placas por 06:00hrs e quando limpas elas não apresentam alterações nenhuma na placa, já outros pedem para que sejam limpos em ate 10 minutos no máximo após a exposição a estes produtos.

    Atualmente no mercado existem produtos selantes para estas microporosidades,então fica claro que manchar mancha, mas não é algo tão fácil de acontecer ainda mais quando há a prevenção, porcelnato necessita ser bem cuidado! Outro fator importante é a de limpeza, que será nosso próximo post!






                                                                                                                                                     by: PIRES

    sexta-feira, 22 de março de 2013

    O que é porcelanato.

    Todo mundo se pergunta oque é um porcelanato? Como é feito? Se é bom mesmo?

    Porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico de alta qualidade. Sua diferença dos demais revestimentos é que sua massa é feita de matéria prima nobre, sua queima é feita em alta temperatura tendo como resultado um revestimento com baixíssima absorção de água, sendo <0,05%.
    Suas grandes vantagens são: Altíssima resistência à abrasão, resistência ao gelo, a ácidos e álcalis (com exceção do acido fluorídrico e seus derivados tais como: gases de refrigerantes, criolita, agrotóxicos, detergentes com aroma - somente os produtos na versão natural são considerados antiácido), alta durabilidade quando comparado as pedras naturais e outros tipos de cerâmica, cores uniformes e totalmente impermeável.

    Há três tipo de porcelanato:

    Porcelanato Esmaltado:
    Consiste em um porcelanato que sua estampa ou seja o desenho da peça ao qual é feito pelo esmalte aplicado em cima desta placa, sendo assim este tipo de porcelanato não possue alteração  exposto a determinados produtos como coca-cola, massa de tomate, café, e etc...Este modelo de porcelanato possue classificação de PEI


    Porcelanato Técnico:
    É aquele que recebe a decoração e a cor na própria massa através de corantes e outras matérias primas, é encontrado polido, ou seja aquele porcelanato com alto brilho, hoje em dia é comum em lojas de shopping, restaurantes e etc... O porcelanato polido corre o risco de alteração se exposto durante determinado tempo a alguns produtos químicos: coca-cola, café, massa de tomate e etc... O que ocorre é que no polimento ficam microporosidades no brilho, que podem ter alterações (manchas) se ficarem por determinado tempo exposto a estes produtos. O porcelanato polido não possue PEI.


    Porcelanato Natural:
    Similar ao técnico diferenciando-se apenas pelo não polimento mantendo assim uma característica mais rustico. O porcelanato natural não possue PEI.



    PEI - Porcelain Enamel Institute: Laboratório inglês que criou o procedimento para se avaliar a resistência que a acamada de esmalte terá submetida ao fluxo de pessoa e contato com sujeiras abrasivas no dia-a-dia. Todo produto esmaltado possue PEI.
     
     
    by: PIRES

    quinta-feira, 21 de março de 2013

    Sabe oque é um revestimento?

    Revestimento. Palavrinha estranha essa. É o mesmo que piso? Qual a relação entre piso e revestimento?
    Muitas vezes ouvimos falar de revestimento e piso. Abaixo explico que eles não são a mesma coisa, porém são interligados.



    Na construção civil, revestimento é denominado o produto que cobre a camada externa da alvenaria (camada externa das estruturas das paredes ou piso que se utilizam de cal, cimento ou gesso).

     O revestimento tradicional compõe-se de três camadas:
    1) Chapisco – camada inicial para aumentar a aderência da mistura que é feita de cal, cimento ou gesso.
    2) Emboço – camada intermediária que ajuda a cobrir irregularidade da mistura que é feita de cal, cimento ou gesso.
    3) Reboco – camada final de acabamento da alvenaria.

    Diante disso, percebe-se que um bom revestimento trabalha com um sistema composto de diversas camadas e produtos, que dependem um do outro, para obter um resultado excelente final.

    Após essa aplicação, você terá uma perfeita parede para aplicar seu produto final o Revestimento seja ele de: Porcelanato, Pastilhas de vidro ou cerâmica, mosaicos de pedra natural ou madeira!

    O local de aplicação do revestimento não leva só em quanto a beleza ou estética do produto especificado, mas tem que ter a mão de obra contrata para realizar o serviço entenda o que está sendo feito e também saiba como trabalha, para obter os melhores resultados, valorizando ainda mais o produto.


    Enfatizando, são três pilares importantes para um bom revestimento: Competência da mão de obra, qualidade dos produtos e estética do trabalho realizado.

     
     
    by: PIRES

    quarta-feira, 20 de março de 2013

    Inspire-se

    Olá pessoal começo esse blog com grande entusiasmo, estarei falando especificamente sobre PISO E REVESTIMENTO, com base em Porcelanatos e Mosaicos, além das grandes tendências  em decoração. Essa ferramenta foi feita especialmente para aquele que não conhece muito bem os produtos do mercado cerâmico, e esteja com duvidas em que comprar, ou onde comprar e como limpar após a instalação. E também para aqueles que estejam querendo se aprofundar no assunto!
     


     Como fonte de inspiração essa linda vista do escritório com livro ''Arquitetos Contemporâneos'' e ao fundo a ''Ponte Estaiada -cartão postal de SP''
     
     
    by: PIRES